Sergio Moro

SERGIO MORO, O DOCUMENTÁRIO.



O filme documentário "Sergio Moro: A Construção de um Juiz Acima da Lei", de Luiz Nassif e Marcelo Auler, obra de jornalismo independente, produção da GGN, está em exibição no YouTube desde o dia 8 de fevereiro.
Um filme de formato convencional, de reportagem jornalística, de caráter investigativo, estruturado com pesquisas, relatos e foco em denúncias, com conteúdo avassalador sobre a farsa e a fraude da Operação Lava Jato. No centro, a carreira criminosa do juiz Moro, a coluna de ilegalidade montada por uma quadrilha da toga de Curitiba com a conivência e adesão de vários tribunais e juízes, incluindo o TRF 4, o STJ e o STF, com o protagonismo midiático das Organizações Globo e Folha, e a orientação direta da Justiça norte-americana.
Muitas das revelações, no filme, tinham sido anteriormente objeto de publicações do site The Intercept Brasil.
Vasta documentação, cruzamento de dados e informações, evidências de violações de direitos e de garantias constitucionais, depoimentos de advogados, criminalistas, promotores, delegados, na construção de um painel sobre os crimes judiciários que atravessaram o país, interferindo decisivamente na sua vida econômica e política.
No filme, a devassa da Operação Lava Jato, com seu juiz titular, juízas, procuradores, policiais, empresários, jornalistas que, a pretexto do combate à corrupção, montou um dos esquemas institucionais da maior corrupção nunca antes verificado no país, a construção de uma máfia judiciária, política e midiática a serviço da liquidação de uma nação e de sua democracia. 
Um filme documentário, mas com potencial de argumento para um roteiro de cinema na linha de um thriller político de Costa-Gavras.
Os personagens investigados e denunciados pelo filme, apesar de todas as provas de suas condutas à margem da lei e dos princípios e ritos básicos do direito, seguem sua saga sem qualquer punição ou impedimento.
Um filme sobre um Brasil insolvente.
Como Jack Palance, nos seus incríveis, fantásticos e extraordinários... Acredite se quiser!

Comentários

Postagens mais visitadas