Cinema e Jornalismo

CINEMA E JORNALISMO, PEQUENA ANTOLOGIA


Na data de 7 de abril comemora-se o dia do jornalista, vale lembrar de alguns filmes sobre a profissão, seus heroísmos e mazelas, os que celebram e os que criticam e mostram o lado sombrio do jornalismo.
"A Montanha dos Sete Abutres" (The Big Carnival) de Billy Wilder é talvez, ainda, o maior deles, drama que expõe a questão da ética da profissão e a eterna aventura sensacionalista e de espetacularização da notícia, da reportagem, do jornalismo.
Há muitos outros abordando imprensa, poder e jornalismo. Destaco os clássicos "Cidadão Kane" (Citizen Kane) de Orson Welles, "No Silêncio de uma Cidade" (While the City Sleeps) de Fritz Lang, e "Todos os Homens do Presidente" (All the President's Men) de Alan Pakula, sobre o jornal The Washington Post e o escândalo de Watergate. 
Importantes ou representativos, também, "Rede de Intrigas" (Network) de Sidney Lumet, "Salvador, Martírio de um Povo" (Salvador) de Oliver Stone, "O Informante" (The Insider) de Michael Mann, "Crime Verdadeiro" (True Crime) de Clint Eastwood e "O Quarto Poder" (Mad City) de Costa-Gavras.
Há comédias, tratando as confusões das coberturas e reportagens, "A Primeira Página" (The Front Page), também de Wilder, é brilhante, bem como a primeira versão da história, "Jejum de Amor" (His Girl Friday) de Howard Hawks.
Alguns medianos, como "O Jornal" (The Paper) de Ron Howard, "Nos Bastidores da Notícia" (Broadcast News) de James L Brooks e "Intrigas de Estado" (State of Play) de Kevin Macdonald, têm suas qualidades.
Filmes de especial interesse sobre jornalismo e política são "Boa Noite e Boa Sorte" (Good Night and Good Luck) de George Clooney, com o notável embate do jornalista Edward Morrow, da CBS, contra o violento Macarthismo nos USA, e "Frost/Nixon" de Ron Howard, reconstituindo a famosa entrevista, e seus bastidores, do ex-presidente Richard Nixon ao jornalista David Frost.
E os mais recentes, "Conspiração e Poder" (Truth) de James Vanderbilt, sobre o célebre programa de tv "60 Minutes", "Spotlight: Segredos Revelados" de Tom McCarthy, com as denúncias de pedofilia na Igreja pelo jornal The Boston Globe, e "The Post: A Guerra Secreta", sobre o jornal The Washington Post e os segredos de Estado sobre a Guerra do Vietname, de Steven Spielberg. 
Cinema é representação e interpretação do mundo, seja o real histórico ou o que se inventa, através de diferentes modos de narrar seus conflitos, dramas, ilusões.
Cinema e jornalismo, uma pequena antologia, uma relação antiga, oportuna e próspera.

Comentários

Postagens mais visitadas