Henry Fonda

 HENRY FONDA, UM VIRTUOSO


Um dos atores de maior brilho do cinema em todos os tempos, todos os filmes, Henry Fonda nasceu num 16 de maio. Sua persona cinematográfica percorreu diversos gêneros, compôs com talento heróis, anti-heróis, vilões, homens comuns. O cinema de Henry Fonda foi brilhante, sua imagem marcou nas telas por 5 décadas, em muitos clássicos. 
Onde o melhor Henry Fonda?
"Vive-se uma só Vez" (1937), "Jezebel" (1938), "A Mocidade de Lincoln" (1939), "As Vinhas da Ira" (1940), "O Retorno de Frank James" (1940), "Paixão dos Fortes" (1946), "Sangue de Heróis" (1948), "Guerra e Paz" (1956), "O Homem Errado" (1956), "Doze Homens e uma Sentença" (1957), "O Mais Longo dos Dias" (1962), "A Conquista do Oeste" (1962), "Os Seus, os Meus e os Nossos" (1968), "Era Uma Vez no Oeste" (1968), "A Batalha de Midway" (1976), "Num Lago Dourado" (1981). 
Contracenou com Bette Davis, Olivia de Havilland, Ava Gardner, Shelley Winters, Janet Gaynor, Vera Miles, Barbara Stanwick, Gene Thierney, Dorothy Lamour, Linda Darnell, Claudette Colbert, Katharine Hepburn, Audrey Hepburn, Claudia Cardinale, sua filha Jane Fonda, entre outras movie stars do cinema.
Em cada um de seus filmes, um intérprete que exerceu fascínio numa galeria diversa de tipos, ao contrário da maioria dos astros preferia ao glamour, personagens consistentes, atormentados, complexos, de alto teor dramático. Identificado como ator sólido, de base, considerado por críticos como a consciência da América em seus filmes.
Dirigido por King Vidor, Henry King, Victor Fleming, John Ford (com quem fez 7 filmes), Alfred Hitchcock, Anthony Mann, William Wyler, Henry Hathaway, Otto Preminger, Fritz Lang, Billy Wilder, Robert Aldrich, Don Siegel, Sergio Leone, Sidney Lumet e outros, protagonista de mais de uma centena de filmes. 
De toda uma obra com muitos acertos, há sempre o que destacar como atuações magistrais, em filmes de absoluta excelência. Tom Joad, o ex-condenado em busca da terra prometida com sua família, em plena depressão americana, em "As Vinhas da Ira / The Grapes of Wrath", de Jonh Ford, baseado em livro de John Steinbeck; O lendário xerife do velho oeste Wyatt Earp, em nova versão, num personagem de forte retidão moral, em "Paixão dos Fortes / My Darling Clementine", também de John Ford; O frio, incansável, hábil e persuasivo membro do júri, que inverte uma provável condenação à pena de morte em absolvição, no claustrofóbico e dialético filme, o clássico "12 Homens e uma Sentença / Twelve Angry Men", de Sidney Lumet; Um cruel e sombrio assassino, o pistoleiro Frank, a serviço da expansão do negócio das ferrovias, no western "Era Uma Vez no Oeste / Once Upon a Time in the West", um clássico das revenges stories, de Sergio Leone. Estes 4 filmes, trazem, entre outros, a marca de um intérprete com a construção dramática impecável, e que se tornaram aquelas obras consideradas imperdíveis, já eternas no imaginário cinematográfico.
Fonda nos deixou em 1982 aos 77 anos, ganhando, poucos meses antes, o Oscar por sua última atuação, comovente, em "Num Lago Dourado". Um dos atores mais importantes, um dos maiores nomes do cinema americano e mundial. Henry Fonda, um virtuoso.

Comentários

Postagens mais visitadas